Você sabe o que é a norma NR-10?
Conhecer essa norma regulatória é importante para certificar que sua atuação no segmento da eletricidade esteja de acordo com o que é estabelecido pelas leis, e garantir a segurança de todas as pessoas envolvidas.
Considerando a importância de saber o que ela significa, no artigo de hoje, vamos explicar o que é a NR-10, além de discorrer sobre seu objetivo.
Entenda tudo sobre a Norma NR-10
Veja, a seguir, tudo sobre a NR-10:
O que é a NR-10
A NR-10 é uma norma técnica que estabelece diretrizes básicas que devem ser postas em prática por empresas e trabalhadores da área elétrica, a fim de garantir a integridade física dos profissionais envolvidos ou de terceiros.
De acordo com a norma, o uso de EPIs e EPCs é obrigatório. Além disso, é obrigatória a realização de ensaios de isolação elétrica dos EPIs, EPCs e Ferramental Isolado.
Importância dos ensaios elétricos
Conforme item nº 10.7.8: “Os equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes ou equipados com materiais isolantes, destinados ao trabalho em alta tensão, devem ser submetidos a testes elétricos ou ensaios de laboratório periódicos, obedecendo-se as especificações do fabricante, os procedimentos da empresa e na ausência desses, anualmente.”
Os ensaios elétricos são procedimentos em que esses equipamentos são submetidos a tensões determinadas pela norma, e então verifica-se se o equipamento resiste e não conduz corrente que pode gerar danos à saúde.
Alguns exemplos de EPIs que precisam ser ensaiados são: luvas isolantes de borracha, capacetes e calçados de segurança. Quanto aos EPCs, um exemplo é o tapete isolante de borracha.
Tipos de ensaios realizados
Os tipos de ensaios realizados devem estar de acordo com as necessidades do equipamento, e dentro das Normas Nacionais.
Para entender melhor quais são os tipos de ensaios possíveis, clique aqui.
Qual seu objetivo
A norma tem o objetivo de certificar a segurança no trabalho. Assim, é importante pois, segundo o item 10.4.3.1, garante que os equipamentos, dispositivos e ferramentas que possuam isolamento elétrico utilizados pelos trabalhadores estejam adequados às tensões envolvidas, e sejam inspecionados e testados de acordo com as regulamentações existentes ou recomendações dos fabricantes.
Isso significa que atesta que todos os EPIs e EPCs utilizados durante o trabalho funcionarão corretamente, evitando os riscos de choques elétricos, queimaduras, quedas, entre outros acidentes que provocam lesões, inclusive acidentes fatais.
Considerando a importância dos ensaios elétricos no que determina a NR-10, é importante realizá-los com uma empresa experiente na área. Se você está em busca desse serviço especializado em ensaios elétricos, entre em contato com a TecLab.