Você sabe a importância dos ensaios elétricos em ferramentas isoladas?
Essas ferramentas são fundamentais para qualquer eletricista, e para garantir o bom desempenho e segurança desses equipamentos, é necessário a realização de ensaios elétricos.
A seguir, vamos explicar melhor quais são esses produtos, tirar dúvidas sobre o tema e muito mais.
Continue acompanhando para entender o assunto.
O que são ferramentas isoladas
As ferramentas isoladas são equipamentos que fornecem proteção em situações perigosas e devem ser utilizadas por eletricistas.
Assim, essas ferramentas são projetadas para proteger o trabalhador de choques elétricos e reduzir a possibilidade de falhas causadas por curtos-circuitos. Portanto, são fundamentais para garantir a segurança no trabalho, e podem seguir duas normas, a IEC e a VDE.
A IEC 60900 é a mais rigorosa, sendo uma norma europeia de isolação para os produtos manuais. Ela define os parâmetros de fabricação e os ensaios aos quais as ferramentas serão submetidas para que estejam seguras ao uso.
A VDE também atende normas rígidas de isolamento. É emitida pelo Instituto Alemão de Testes e Certificações em Elétrica e Eletrotécnica, e a sigla vem de “Verband der Elektrotechnik Elektronik Informationstechnik”.
No Brasil, as empresas devem seguir a norma NBR 9699, que se aplica a ferramentas isoladas utilizadas em instalações elétricas energizadas ou peças próximas a tensões nominais de até 1.000 V c.a. e 1.500 V c.c.
Principais ferramentas
As principais ferramentas isoladas são:
- Chave fixa;
- Chave catraca;
- Alicate desencapador para terminais;
- Chave de fenda isolada;
- Arco de serra com isolamento;
- Chave inglesa;
- Chave estrela;
- Faca de lâmina curva.
Além disso, é importante ressaltar que são necessários outros EPIs e uniformes para eletricistas. Ainda, de acordo com a NR-10, o uso de adornos pessoais durante a execução de trabalhos com eletricidade é proibido. Então, seguindo todas essas indicações e utilizando as ferramentas isoladas, o trabalhador garante sua segurança.
Ensaios elétricos em ferramentas isoladas
De acordo com a Norma Regulamentadora nº 10 (NR-10), todos os equipamentos de trabalho dos eletricistas devem estar em perfeitas condições para evitar acidentes laborais. Por isso, é fundamental realizar ensaios elétricos em ferramentas isoladas.
Afinal, os ensaios elétricos são testes que determinam o desempenho dos condutores e isolantes, a fim de entender como as ferramentas podem ser mais seguras. Além disso, ajudam na identificação de problemas nos equipamentos elétricos, ou seja, são fundamentais para realizar uma manutenção preventiva.
Saiba mais sobre a importância dos ensaios elétricos aqui.
Se você precisa realizar ensaios em ferramentas, EPIs ou EPCs, entre em contato com a TecLab. Somos uma empresa especializada no assunto, com anos de atuação em todo o território nacional. Nos envie uma mensagem!