Quem é responsável por definir os equipamentos de segurança do trabalho? Como determinar quais são os equipamentos necessários em cada empresa?
Neste post você tira essas e outras dúvidas sobre o tema. Afinal, os EPIs e EPCs são fundamentais para a execução de qualquer atividade que exponha o trabalhador a riscos e acidentes.
Portanto, é muito importante definir os equipamentos de segurança do trabalho, para garantir a integridade física dos colaboradores.
Como definir os equipamentos de segurança do trabalho
O uso dos equipamentos de segurança é obrigatório, de acordo com a legislação. Além disso, cabe à empresa certificar-se de que os colaboradores estão utilizando-os corretamente.
Quanto à definição e escolha de quais equipamentos serão utilizados, normalmente é feita por um profissional de segurança do trabalho ou engenheiro.
Para escolher esses EPIs e EPCs, os profissionais precisam realizar uma análise criteriosa da tarefa laboral exercida e também do ambiente de trabalho, considerando todos os riscos que oferecem.
Afinal, os equipamentos de segurança do trabalho são importantes para proteção auditiva, respiratória, de mãos e braços, contra quedas, entre outros.
Principais equipamentos
Agora que você já sabe a importância e como definir os equipamentos de segurança do trabalho na empresa, conheça os principais:
- Capacetes: equipamento de proteção da cabeça, utilizado em ambientes internos e externos. Protege contra atritos, mas também pode ser importante para evitar choques elétricos.
- Protetores auriculares: Protetores como abafadores de ruído e tampões de ouvido são muito importantes a longo prazo, evitando surdez causada por ruídos muito altos e repetitivos.
- Máscaras: as máscaras filtram o ar de gases poluentes, partículas de materiais tóxicos e poeira.
- Luvas isolantes: as luvas isolantes são importantes para evitar choques e queimaduras causadas por descargas, entre outros.
- Botas isolantes: as botas também protegem o trabalhador de choques e queimaduras, além de derrapagens e cortes.
- Cesta isolada: equipamentos utilizados para serviços em altitude, que evitam choques causados por redes elétricas, ou quedas.
Ensaios elétricos em equipamentos de segurança do trabalho
Além de garantir que todos os colaboradores estejam utilizando os equipamentos corretamente, a empresa também deve realizar ensaios elétricos periódicos.
Os ensaios elétricos são procedimentos realizados para atestar a eficiência dos equipamentos, e certificar a segurança no momento do uso.
Se você está buscando uma empresa especializada em ensaios elétricos, entre em contato com a TecLab!