A luva isolante de borracha é um EPI fundamental para profissionais que trabalham com eletricidade. No post de hoje, vamos falar um pouco sobre a importância do equipamento, trazer características e principais usos.
Para saber mais sobre a luva isolante de borracha, continue a leitura.
A importância de utilizar luva isolante de borracha
As luvas isolantes são EPIs – equipamentos de proteção individual, e são fundamentais pois garantem a proteção para trabalhadores da área elétrica.
Isso porque quem lida com redes de eletricidade corre um risco maior de sofrer choques elétricos, queimaduras, outras lesões graves e até mesmo a morte.
Assim, as luvas são importantes pois garantem a segurança e integridade física do trabalhador.
Características do equipamento
As características da luva isolante estão relacionadas à sua classificação. O EPI é classificado em quatro categorias. São elas:
- Luva isolante de borracha: Equipamento que cobre as mãos e os braços, protegendo contra choques elétricos. É classificada em baixa e alta tensão, de acordo com a voltagem máxima permitida, por isso antes de utilizá-la o profissional precisa saber a que tensão estará exposto:
Classe 00: voltagem máxima de 1000V
Classe 1: voltagem máxima de 7500V
Classe 2: voltagem máxima de 17000V
Classe 3: voltagem máxima de 26500V
Classe 4: voltagem máxima de 36000V
As luvas isolantes são feitas com borrachas específicas, que garantem a proteção do trabalhador e devem oferecer total mobilidade. No entanto, é importante se atentar se o equipamento foi produzido e ensaiado de acordo com as normas NBR 10622/NBR 16295/ASTM D120.
Além da luva isolante de borracha também são utilizados outros equipamentos para complementar a segurança e garantir a integridade do EPI:
- Luva de cobertura: É utilizado sobre a luva de borracha, protegendo-a contra cortes e perfurações.
Quando usar
Considerando que as luvas isolantes são EPIs, seu uso é obrigatório em qualquer atividade desenvolvida pelo trabalhador que lida com eletricidade, principalmente as que envolvem risco de choque elétrico. Assim, o equipamento deve ser fornecido pela empresa e o uso por parte do eletricista deve ser fiscalizado.
Para saber mais sobre a luva isolante de borracha, entre em contato com a TecLab.