Você sabe o que é a NR-10? Essa norma, assim como todas as normas reguladoras, têm grande importância para garantir a segurança dos trabalhadores que atuam com alguma área ou função específica.
Considerando a importância de saber o que prevê a norma, preparamos um texto com o que é a NR-10, os principais pontos e a relação dela com os ensaios elétricos.
O que é a NR-10
A NR-10 é uma Norma Especial estabelecida para garantir a segurança dos trabalhadores envolvidos diretamente em instalações elétricas, seja o projeto, execução, reforma, operação ou manutenção, e também de terceiros.
Essa norma dispõe sobre todas as diretrizes básicas para que esse trabalho seja realizado com mais segurança.
Quando é utilizada
A norma é obrigatória e deve ser utilizada em todos os serviços relacionados a instalações e ensaios elétricos. Assim, as empresas que descumprem a norma estão sujeitas a penalidades.
Ela é utilizada em ambientes nos quais o trabalhador está exposto a choques elétricos e outros acidentes que envolvem energia elétrica.
A norma prevê o uso de EPCs e EPIs para evitar os acidentes e promover mais segurança no trabalho.
Algumas medidas de proteção coletiva que podem ser tomadas baseadas na norma:
- desenergização elétrica
- isolação das partes vivas
- obstáculos
- barreiras
- sinalização
- bloqueio de religamento automático
Caso as EPCs não sejam possíveis, é necessário adotar medidas de proteção individual como disposto na NR 6, tais como:
- vestimentas adequadas, que contemplem a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas
- vedação do uso de adornos pessoais durante o trabalho
A importância da norma nos ensaios elétricos
Como visto, a norma é importante para garantir a segurança de quem trabalha na área elétrica, e já ajudou a evitar diversos acidentes.
Especificamente para os ensaios elétricos, a norma prevê, no Item 10.4.3.1 que “os equipamentos, dispositivos e ferramentas que possuam isolamento elétrico devem estar adequados às tensões envolvidas, e serem inspecionados e testados de acordo com as regulamentações existentes ou recomendações dos fabricantes.”
Já o item 10.4.3.1 prevê que , “Os equipamentos, dispositivos e ferramentas que possuam isolamento elétrico devem estar adequados às tensões envolvidas, e serem inspecionados e testados de acordo com as regulamentações existentes ou recomendações dos fabricantes.”
Por fim, o item 10.7.8 prevê que “os equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes ou equipados com materiais isolantes, destinados ao trabalho em alta tensão, devem ser submetidos a testes elétricos ou ensaios de laboratório periódicos, obedecendo-se as especificações do fabricante, os procedimentos da empresa e na ausência desses, anualmente.”
Na TecLab nós garantimos o seguimento das normas para realizar os ensaios elétricos, garantindo assim a segurança de todos os envolvidos.
Para saber mais sobre o assunto, entre em contato com a TecLab.